Website: o cartão de visitas das empresas atuais
Cartões de visita e panfletos costumavam ser modalidades gráficas de publicidade muito comuns na era pré-internet. Os materiais precisavam ser bem diagramados, com design bonito e um visual que expressasse a identidade da empresa. Era fundamental que as informações de contato estivessem visíveis, além de uma breve lista com os serviços oferecidos pela empresa. A questão é que os tempos mudaram, e a papelada migrou para a esfera digital. Hoje, o website de uma empresa é o cartão de visita mais efetivo que qualquer marca poderia ter e é um recurso indispensável para quem quer sobreviver e continuar no mercado.
Pense em um site funcional
O visual, indubitavelmente, é um chamariz para o internauta, que se sente mais a vontade em um site agradável aos olhos. Porém, para que seu website traga os resultados desejados, é preciso que seja útil para seu propósito. Todas as informações precisam estar dispostas de forma clara e objetiva. O design deve ser pensado para o público-alvo. É preciso deixar informações de contato e portfólio bem visíveis, com formulários e sistema de comentários funcionando. Cuide também para que as opções de compartilhamento em redes sociais estejam bem no topo das landing pages ao invés dos rodapés. Facilite ao máximo a vida do usuário e o transforme em um cliente!
Invista em domínio próprio
Ter um domínio próprio significa que seu site terá uma URL personalizada e com ar mais profissional – por exemplo, http://www.onomedasuaempresa.com.br. É como se você registrasse um nome próprio exclusivo na certidão de nascimento do seu website. Assim como no mundo offline, ter um endereço confiável proporciona mais segurança para o cliente e faz com que seu negócio crie uma imagem de maior seriedade perante o público. Além disso, mecanismos de busca costumam indexar com maior facilidade páginas com URLs em domínio próprio, considerando sua relevância maior. Isso significa que será mais fácil para potenciais clientes que buscam seu serviço irem até você.
Invista em segurança
O barato pode sair caro, e ter um site inseguro é uma situação com potencial para causar muita dor de cabeça. Investir um pouco mais em um website mais seguro evita problemas com sobrecarga de servidor e hackers que podem tentar derrubar sua página por nenhum motivo em especial. A responsabilidade é ainda mais séria quando se trata de um e-commerce, que trabalha com dados bancários de clientes. Fique atento!
Cuidado com o excesso de informação
Pesquisas indicam que o cérebro humano é capaz de processar até sete informações diferentes de uma vez. Por isso, por mais que você queira facilitar os caminhos de seu cliente dentro do website, criar menus com muitas abas ou um número muito grande de colunas pode ser um tiro no pé. Pense suas landing pages com cuidado e dedique o menu da homepage apenas para o que é imprescindível: página principal, quem somos, portfólio, serviços e contato, por exemplo. Trabalhe com um time forte de webdesigners e especialistas em marketing para otimizar sua página e promover a melhor experiência possível ao usuário.
E aí, está esperando o que para investir num excelente cartão de visitas virtual para sua empresa e conquistar novos clientes?