O Marketing de Conteúdo Transformando seu Negócio
Se você acompanha novidades e assuntos sobre marketing e mídias sociais ou segue pessoas do meio, deve ter notado que um assunto que é bastante falado já há algum tempo é Inbound e Marketing de Conteúdo. Por que? Em um passado não tão distante, as únicas maneiras de uma marca se relacionar com o público era através da mídia tradicional – jornais, revistas, rádio, TV etc. – que consistem em espaços limitados e pré-determinados. Portanto, as brigas das marcas eram por esses espaços, ou seja, a importância era estar aparecendo, independente do conteúdo propriamente dito. Talvez daí venha a famosa frase “A propaganda é a alma do negócio” ou “Quem não é visto, não é lembrado.”.
Porém, com a gigantesca mudança causada pelas tecnologias, o cenário mudou completamente. Quando antes o espaço era escasso, com a internet tornou-se ilimitado. E é a partir dessa premissa que começamos a falar de marketing de conteúdo. Afinal, como todas as marcas possuem um campo ilimitado de ações e existem milhões de novos conteúdos todos os dias, a batalha das marcas migrou de espaço para atenção do público. Mais que do aparecer, você precisa atrair.
Mas como produzir conteúdo relevante?
A pergunta é: Por que o meu consumidor daria atenção para a minha marca e não para os outros milhões de conteúdos disponíveis? Aqui as respostas gerais podem ser:
- Porque você fala sobre coisas que ele se interessa;
Porque seu conteúdo agrega valor para ele;
Pois há uma relação de troca;
Porque você não simplesmente tenta vender o tempo todo;
Porque você não fala somente sobre a sua empresa e o seu produto;
Etc.
A qualidade do seu conteúdo e a forma que isso ajuda o seu cliente é o que faz a diferença. Porém, a parte do conteúdo em si, aquele que se relaciona com o seu cliente, é somente a ponta do iceberg. Existe uma metodologia por trás, um trabalho estratégico, de pesquisa, implantação e execução para se chegar a um único post de blog. Explicaremos mais detalhadamente em um próximo post sobre os pormenores de uma boa metodologia de produção de conteúdo.
3 Resultados transformadores através do Marketing de Conteúdo
Agora vamos ao que interessa. Para você que ainda não utiliza uma estratégia de conteúdo ou desconhece suas vantagens, listamos 3 resultados que são possíveis através desses esforços que realmente podem transformar o seu negócio.
1 – Mailing qualificado e orgânico.
Quando as pessoas optam por fornecer seus dados e receber seus conteúdos, significam que elas realmente estão interessadas nos assuntos que a sua marca trata. O objetivo de relacionamento é cumprido de forma eficaz, muito diferente dos e-mails que você recebe e nunca solicitou. O mailing vai ficando mais extenso e mais qualificado durante o processo de trabalho. Com o tempo, seu time de vendas deixará de fazer ligações frias, ativas, para pessoas que, em sua maioria, não querem seu produto/serviço – que é uma prática antiga de mercado, com alto custo e esforço, porém, com baixo retorno.
2 – Nutrição de Leads – Educando o mercado
Ao utilizar as estratégias que chamamos de nutrição de leads, na prática, você fornece conteúdos educativos sobre o mercado, segmento, dicas de uso do produto/serviço etc., de forma que quando o seu cliente conversar com o seu vendedor, ele já tenha noções prévias de como funciona o seu trabalho e como ele ganha com isso, da mesma maneira que pode se preparar internamente para a implementação desse tipo de estratégia previamente. Conversando com clientes que querem se relacionar com a sua marca e enxergam valor no que você faz, o processo de vendas também se torna muito mais orgânico, menos intrusivo, de forma consultiva e prática, valorizando aquilo que o seu cliente busca.
Trata-se de criar e direcionar conteúdo específico para cada etapa do funil de vendas, de forma que ao chegar no final do funil, seu público tenha passado por um processo educacional. Para isso, é essencial que você conheça muito bem seu target, seguindo o modelo de personas.
3 – Gerar confiança e autoridade no assunto
De que forma você consegue passar confiança, credibilidade e mostrar que é uma autoridade no assunto ao seu público, antes que ele se torne seu cliente e de fato tenha experiências com a sua marca? Enquanto alguns empreendedores ainda pedem “por favor” uma oportunidade de mostrar que são bons no que fazem, outros estão investindo esforços em criação de conteúdo de qualidade.
Você prefere comprar com uma autoridade comprovada no assunto ou com uma empresa “pidona”? Mostrar que sabe vale muito mais do que apenas dizer que sabe.