Facebook Altera a regra dos 20% de texto
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, e se transformou em uma ótima plataforma para as marcas realizarem seus anúncios. Porém, existem algumas regras para o Facebook liberar esse tipo de ação, e a que mais chateava clientes, designers e as próprias agências era a “Regras dos 20%”. De acordo com essa regra, uma imagem só seria aceita como anúncio pelo Facebook caso tivesse, no máximo, 20% de texto. Se a porcentagem de texto excedesse essa quantidade dentro da imagem, o anúncio não seria veiculado.
O Facebooks ADS – onde os anúncios da rede social são feitos – fornece uma ferramenta para testar os anúncios antes de solicitar o pedido de veiculação e evitar transtornos futuros, já que a ultrapassagem de limite barraria o impulsionamento da publicação.
Para a breve alegria de todos, foi divulgada uma novidade pelo próprio Facebook: agora as imagens com mais de 20% de texto serão patrocinadas! Burburinho geral nos canais de social media, designers e agências comemorando, clientes felizes, pois vão poder colocar todo aquele texto no anúncio.
Em um primeiro momento isso até parece uma ótima notícia, mas não é bem por aí.
O anúncio está liberado até certo ponto, porém vai seguir um critério de avaliação e o alcance dos posts com conteúdo de texto acima dos 20% será menor. O alcance é referente a quantas pessoas uma publicação ou anúncio atinge. Com esse número caindo, menos pessoas visualizarão a marca e seu produto ou serviço.
Alguns textos inclusos em outras peças visuais antes eram englobados na regra dos 20%. O que vale para agora é: todos os números, logotipos baseados em texto (independentemente de alinhamento ou tamanho) e marcas d’água, mesmo que a utilização seja obrigatória, são realmente contados como texto e englobados nos 20%. Mas, como sempre, há algumas exceções. As capas de livros e álbuns, infográficos, pôsteres de filmes, imagem de produtos, cartazes de eventos, texto Legal, screenshots de aplicativos e jogos, desenhos animados, textos baseados em caligrafia e histórias em quadrinhos não entrarão na contagem de texto do anúncio. Ou seja, se um cliente vende pôsteres cheios de frases, ele conseguirá impulsionar sua publicação da mesma forma. Isso é ótimo!