Engajamento no Facebook, seus cliente estão aprovando seu conteúdo ?
Otimizar o engajamento no Facebook, é um dos grandes desafios daqueles que desejam construir uma forte presença digital. Mas, uma estratégia de Marketing Digital somente consegue ser tão boa quando as suas métricas são monitoradas. Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa que não esteja presente no Facebook, mas ainda existem aquelas que ignoram a importância de acompanhar seus dados de performance para se manterem no caminho certo.
Quando foi a última vez que você acompanhou o seu engajamento no Facebook e tomou decisões inteligentes com base nele? Essa rede social já é considerada essencial em muitos segmentos, mas somente pode trazer o retorno esperado se for utilizada de forma estratégica.
O engajamento no Facebook é uma métrica bastante útil porque reúne dois grandes diagnósticos dentro de si: revela tanto a preferência da sua audiência como também a força das suas decisões de publicação de conteúdo. Com os números obtidos, você consegue conhecer melhor seu target e detectar quais tipos de posts valem mais a pena serem explorados.
O que define engajamento no Facebook?
Nenhuma marca quer causar indiferença no seu público. Conforme a concorrência aumenta, somente conseguem se destacar aquelas que inspiram as pessoas a realizarem alguma ação, o que pode ser desde publicar um comentário até realizar uma compra. Tudo isso cai sob a definição de engajamento, uma métrica bem valiosa para determinar o sucesso ou o fracasso da sua atuação no ambiente digital.
Monitorar o engajamento no Facebook é um caminho bastante eficiente para certificar-se de que o seu conteúdo e suas iniciativas de negócio estão sendo bem recebidos pela audiência. No entanto, isso só pode ser detectado de forma precisa com um acompanhamento regular desses números. Por meio deles, você é capaz de atuar de maneira muito mais estratégica.
Como monitorar o engajamento no Facebook?
Diretamente relacionado à percepção do público a respeito do seu conteúdo, o engajamento no Facebook deve ser regularmente monitorado para que seja possível acompanhar a evolução do que a sua empresa compartilha. A partir daí, você pode tomar decisões melhores a respeito de quais tipos de posts priorizar, quais produtos têm mais sucesso, quais as abordagens melhor indicadas, quais publicações geram mais interações, entre outros.
Para começar, siga até a seção de métricas do próprio Facebook: toda página possui a aba “Informações”, que recebe dados de performance em tempo real. Dessa forma, você pode conferir quais posts tiveram mais reações, comentários, compartilhamentos e até que as que obtiveram alcance suficiente para chegar a quem ainda não curte sua página.
Ao publicar links para o seu site, você também pode usar essa seção para verificar quantos cliques conquistou. Trata-se de uma ótima métrica para monitorar e certificar-se de que seus esforços para direcionar tráfego ao seu espaço estão dando certo.
Qual o próximo passo?
Depois de acompanhar o engajamento no Facebook, chega a etapa mais importante: detectar tendências e aproveitá-las. Se você perceber que determinados tipos de posts são mais bem-sucedidos do que outros, vale a pena experimentar intensificá-los. O contrário também vale: se o seu público não costuma se engajar com certas publicações, você pode diminuí-las.