Email marketing ainda funciona?
Por ser um canal relativamente antigo comparado às mídias sociais, é comum ouvirmos profissionais reclamando da eficiência do email marketing. No entanto, metade dos brasileiros passa pelo menos uma hora do dia lendo emails.
Isso significa que o canal tem um alto potencial, mas depende do planejamento e estratégia empregados para gerar resultados expressivos.
O grande mito de que email marketing não funciona se deve a métricas bem baixas obtidas por empresas que não souberam utilizar a ferramenta corretamente. Se você é um desses profissionais que ainda tem dúvida de que o email marketing ainda funciona, veja os dados abaixo*:
# O canal pode aumentar em 138% as vendas.
# 68% dos profissionais que trabalham com marketing consideram o email extremamente importante para os negócios.
# 80% dos usuários de internet leem e-mails em dispositivos móveis.
# Quase metade (44%) dos norte americanos fizeram ao menos uma compra depois de receber um email promocional.
# Emails são 40 vezes mais eficientes para aquisição de clientes do que Facebook e Twitter juntos.
# No final de 2017, existirão 4,8 bilhões de contas de email no planeta.
Por que o email marketing ainda funciona
Abaixo, separamos alguns motivos que provam a eficácia da ferramenta para comunicação, propagação da marca, engajamento, retenção de clientes e aumento das vendas.
Comunicação segmentada
Sua base de contatos pode ser segmentada em sexo, estado civil, aniversário, profissão, empresa, etc. Com dados relevantes sobre seu público-alvo, é possível elaborar campanhas mais assertivas e voltadas a um determinado grupo de pessoas. Desenvolver estratégias para grupos específicos, segmentados por características, desejos e necessidades, é fundamental para alcançar toda a potencialidade do email marketing.
Crescimento do mercado mobile
De acordo com a Anatel, de janeiro de 2013 até 2014 houve um crescimento de 99% no número de smartphones disponíveis no mercado brasileiro. Nesse mesmo período, o número de acessos à internet por meio dos aparelhos móveis foi maior do que em desktops.
Um dos resultados desse crescimento foi o aumento da abertura de emails pelos usuários. Tudo por causa da possibilidade de acessar a caixa de entrada de emails a qualquer momento e de qualquer lugar.
Aumento das compras na internet
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos na hora de comprar. De acordo com um estudo do SPC Brasil, 90% das pessoas com acesso à web realizam pesquisas na internet antes de fechar um negócio.
Diante dessa panorama, as empresas estão utilizando o email marketing como uma ferramenta estratégica de estímulo de compras. Como é possível inserir links diretos para lojas virtuais, as vendas acabam aumentando.
Há quem vá além. Muitas marcas possuem sistema que enviam emails para quem abandona o carrinho ou pesquisa por uma palavra-chave no site, por exemplo. Essas mensagem, além de relembraram o consumidor de comprar determinado produto ou serviço, ainda podem oferecer promoções exclusivas que o estimulem a fechar o negócio.
Mensuração de resultados
Qualquer investimento deve trazer retorno para a empresa. No caso do email marketing, além de ser uma ferramenta barata, permite identificar taxas de abertura de mensagens, de cliques, spam, etc. Assim, você pode ir aparando arestas e testando emails e campanhas para alcançar resultados cada vez melhores.
Se você abandonou o email marketing, recomendamos que volte a utilizar a ferramenta. Há provas suficientes de que o email marketing ainda funciona e continua tendo um dos maiores retornos sobre investimento das mídias digitais!
*Fonte: Impulso Digital