Comunicação corporativa – O que é e por que tem sido tão falada?
A comunicação corporativa tem ganhado destaque nas empresas e consiste, basicamente, no relacionamento interpessoal dentro e fora delas. Segundo pesquisa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), com 280 pessoas que trabalham na área, 67,4% afirma que a comunicação corporativa é estratégica para o crescimento da companhia, principalmente no ramo de serviços. Além disso, foi concluído que quanto maior a empresa, mais os funcionários consideram a comunicação como uma área de muita importância.
O planejamento deste trabalho começa pela análise do ambiente da empresa. Uma dica é listar todas as características, como cultura da empresa, posicionamento no mercado, reputação e imagem. Esse mapeamento permite saber qual é a percepção da empresa, para definir estratégias de acordo com o objetivo do posicionamento de mercado.
A pesquisa da Aberje também concluiu que houve aumento da preocupação em acompanhar resultados das ações de comunicação. Em média, 30% das empresas analisam o desempenho da Comunicação Corporativa com monitoramento da mídia, da opinião do público interno (funcionários) e do externo (clientes, fornecedores, parceiros).
Comunicação Corporativa Externa:
– Clientes
– Consumidores
– Investidores
– Fornecedores
São usados: propaganda, publicidades, marketing e relações públicas.
Comunicação Corporativa Interna:
– Anúncio de notícias, decisões tomadas, informações a ser compartilhadas, opiniões
– Aumentar a produtividade dos funcionários
São usados: reuniões, informativos, conferências, apresentações e memoriais.
Portanto, é importante implementar uma comunicação eficaz para a construção da unidade: funcionários + clientes. Quanto mais clara e aberta for essa troca de informações, mais fidelização e adesão de clientes haverá para a empresa.