Como escolher uma agência para a criação de sites?
Um dos mercados que mais crescem é o de desenvolvimento de websites, devido sua evidência e o baixo custo de se atuar nele, visto a quantidade de informações disponíveis na internet. E como o número de empreendedores que aderem a ele é cada vez maior, também é crescente o número de empresas que prestam serviços. Lei da oferta e procura.
Evidentemente, isso é muito bom para o mercado, pois a maior participação melhora a concorrência justa. Como consequência, há o barateamento dos serviços e uma quantidade exorbitante de empresas atuando sem ter o mínimo de qualificação técnica, o que por sua vez compromete os resultados das empresas que as contratam. Então há um problema: como optar por um serviço adequado se não somos especialistas no ramo?
Esse artigo irá lhe ajudar dando as principais dicas que você precisa para contratar a melhor agência digital, especializada em desenvolvimento de websites.
Primeiro contato
No primeiro contato é possível descobrir muito sobre a empresa. O profissional com o qual você irá conversar passará informações sobre a abordagem da agência e o conhecimento técnico dela. Se ele ouvir atentamente o que você tem a dizer sobre seu projeto, é sinal de que ela preocupa-se em entregar o que lhe pedem. Algumas agências tentam empurrar projetos nos clientes (templates prontas), pela incapacidade técnica.
Outro fator a se notar são as sugestões do profissional. Como é um especialista, ele sabe o que funciona para seu projeto. Se tiver boas ideias, é mais um ponto positivo. Faça perguntas e veja o desempenho dele nas respostas. E sempre se preocupe com o preço. Se ele for muito baixo, significa que o serviço também é de má qualidade.
Portfólio
Analisar portfólios de diferentes empresas e comparar os trabalhos é um dos métodos mais simples para fazer uma filtragem. Evidentemente, só a análise não basta. Você precisa calcular o valor cobrado por cada agência. O objetivo não é apenas encontrar a melhor, mas a mais adequada às demandas da sua empresa. Afinal, normalmente tem-se um orçamento limitado para gastar com o website.
Agências consolidadas possuem um grande portfólio. É interessante fazer uma análise de pelo menos 5 sites feitos por cada uma para entender o estilo das empresas. E para ter uma ideia do que você terá se contratar o serviço, considere o ano em que os trabalhos do portfólio foram realizados.
Site da empresa
Uma forma de conhecer a qualidade do design e usabilidade do trabalho de uma agência é analisando seu próprio website. Veja se o design é moderno e se “funciona”, e se as páginas carregam rápido mesmo com imagens. O conteúdo disposto precisa estar organizado e deve ter uma hierarquia clara de informação.
Feedback de clientes
Conversar com clientes e ex-clientes irá ajudar na decisão. Procure por pessoas e empresas que compraram websites, e peça uma lista de pontos fracos e fortes da agência digital em questão. É preferível demorar um tempo para obter essas informações do que contratar sem ter certeza sobre a qualidade do serviço.
O Facebook também pode colaborar, pois possui uma área de comentários dos clientes nas fanpages das empresas. Mas fique atento, pois muitos comentários favoráveis fazem parte do próprio marketing da agência. Seria interessante, no caso, conversar com os comentadores para fazer mais perguntas sobre o negócio. O mesmo vale para aqueles que desaprovaram o resultado do trabalho.
Quando conversar com os clientes, faça perguntas sobre:
- Pré-projeto e orçamento
- Técnica dos profissionais
- Atendimento
- Prazos de entrega
- Manutenção e suporte
- Retorno sobre o investimento
Equipe da agência
Uma empresa consolidada na área costuma ter uma equipe qualificada. É importante ficar de olho nas funções de cada profissional. Uma agência normalmente tem um atendente, um especialista em design (ele que criará o layout), um programador, um profissional especialista em criação de conteúdos e um responsável pelo suporte. Isso não é regra, mas essas funções são essenciais.
Sem margens para erro, as certificações são a garantia da capacidade técnica. As melhores agências possuem certificações oficiais de empresas respeitáveis, como W3C e Google. E por desconhecer tal importância, isso é negligenciado por muitas pessoas que procuram agências digitais. As certificações garantem que o trabalho das agências atende a requisitos de alta qualidade e performance dos websites.
Além disso, veja se elas possuem um conhecimento abrangente sobre UX (Front-End) e SEO (otimização de sites). Esses elementos estão entre os quatro pilares básicos de um projeto bem sucedido. Os outros dois são hospedagem e Back-end (integrações como WordPress). Dê muita importância a esses fatores, pois eles garantirão um excelente website para sua empresa.