Como enfrentar a crise?
Diante de tantas baixas e pouquíssimas perspectivas de crescimento o que devo fazer com meu empreendimento? A crise vai falir minha empresa?
Apesar de criar inúmeras dificuldades, a crise não é o fim do consumo. As pessoas continuam consumindo, porém menos e melhor, de forma mais pensada. Com pouco dinheiro o mercado não se dá ao luxo de fazer experiências ou provar novos produtos, o mercado busca soluções. O consumidor compra o que é mais necessário, e o que é possível ser comprado com a quantidade de dinheiro que ele dispõe. Para superar a crise e continuar crescendo, basta ser a solução que o mercado procura.
A seguir abordamos cinco definições simples que mudarão sua visão a respeito da crise.
1° – Mudança: Toda crise é uma mudança do ‘stablishment’ vigente. É uma mudança para pior, mas não deixa de ser uma mudança. Portanto mude também! Você precisa mudar radicalmente o ‘modus operandi’ de seu empreendimento. Não para pior! Estude a situação econômica, entenda as novas necessidades do consumo e se adapte ao novo sistema do mercado.
2° Planejamento: Todo empreendimento começa com um objetivo. Seja o ato de atravessar a rua ou construir uma casa. Tudo tem um objetivo maior que a ação. Após definir seus objetivos observe que outro ponto crucial para realização do projeto são as ações empreendidas para atingir tal objetivo e por fim determina-se um prazo para cumprir tais ações e atingir de fato o objetivo. Afinal, eu preciso atravessar a rua para ir ao mercado comprar comida para o almoço, a tempo de ainda preparar o almoço…
3° Comunicação: Comunique-se com seu público. O mundo está 100% conectado, as pessoas se relacionam cada vez mais. As correntes ideológicas são cada vez maiores e mais respeitadas, ou seja, influenciam cada vez mais opiniões. Seu empreendimento precisa criar uma identidade ideológica também para se comunicar com os ‘novos consumidores’. As empresas precisam encontrar o equilíbrio entre sustentabilidade, assistencialismo, conhecimento, solução e lucratividade. Os consumidores valorizam cada vez mais as marcas, gere conteúdo para promover seus conhecimentos e ações, conquistando a credibilidade dos consumidores.
4° Inovação: Siga as tendências globais. Acompanhe as novas tecnologias e mantenha seu negócio sempre atualizado. A Comunicação Digital já é uma realidade e cria a cada dia novas tendências de consumo. A Tecnologia Mobile (comunicação móvel), utilizada em celulares, smarts, tablets e outros dispositivos, possibilita que o mundo inteiro esteja presente na palma de sua mão, literalmente, e já é considerada a principal tendência para os próximos anos.
5° Profissionalismo: Note que o consumidor tem acesso à informação, possibilidade de comparar produtos e preços e analisar opiniões para, a partir daí, decidir pela compra. O processo é cada vez mais complexo e exigente. Capacite seu empreendimento, esteja preparado para ser o diferencial do mercado. Forme uma equipe de colaboradores altamente capacitada e contrate serviços de profissionais capacitados para apresentar sempre o melhor.
Após analisar os 5 eixos cruciais para superar a crise, note que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Estamos superando uma fase de transição e consolidando o compartilhamento de informações como o principal agente de comunicação. Aprendemos a distinguir as boas informações das crendices e brincadeiras que a internet nos proporciona e passamos a usar a globalização de maneira mais estratégica, ou seja, de forma mais pensada.
Nós da Agência Attractive, apostamos na qualidade da informação como diferencial para cativar os consumidores. Acreditamos que o Marketing de Conteúdo (Artigos, Blogs, Vídeos, Catálogos, Infográficos, Formulários, News, E-Books, Fotos, Landing Pages, White Papers, etc), serão o diferencial para 2016 e ao menos pelos próximos 2 anos.