Alguns pecados que podem comprometer suas ações de Marketing
Há pecados que por mais detestáveis que sejam, vez ou outra, acabam por dominar os comportamentos dos mortais, também nas ações de negócios, especialmente quando envolvem marketing. Hoje trouxemos alguns destes para que você, uma vez ciente de tais, não os comenta, pois do contrário, os seus esforços de negócios poderão ser drasticamente comprometidos. Confira:
1. Ausência de foco no mercado e de orientação ao consumidor
Existem algumas informações que são básicas a qualquer negócio para que se atinja eficientemente o mercado através das ações de marketing – nos ambientes digitais ou não – tais como, “para quem você quer vender?”, “como você irá atender às demandas do seu cliente?”. A ausência de resposta objetiva a questões básicas como estas, acabam por atrapalhar todo o processo seguinte, já que não há objetivo.
2. Desconhecimento da concorrência
Há empresas que desperdiçam energia e recursos por focarem todos os seus esforços nos concorrentes mais óbvios e ignorar aqueles que atuam num segundo plano, segundo o que elas caracterizam. Um exemplo, seria o McDonald achar que o único concorrente que o ameaça viesse a ser o Burguer King, enquanto uma dezenas de outros negócios semelhantes ganham espaço mundo afora sobre o seu mercado. Assim, é necessário que as empresas tenham muito claramente identificado seus principais concorrentes, bem como aqueles que concorrem de forma indireta no seu mercado e vão aos poucos ganhando espaço. Estes não podem ser deixados de lado, mas as suas ações precisam ser, também, ser acompanhadas de perto.
3. Relação ruim com os seus grupos de interesses
Empregados, distribuidores, clientes, todos estes e outros tantos, fazem parte dos grupos de interesses das empresas e estas precisam desenvolver uma boa relação com eles, pois se uma empresa diz ter preocupação com o seu cliente, e no entanto, internamente mantém um clima hostil na sua equipe e de insatisfação com os seus fornecedores e parceiros de negócios, por exemplo, os esforços dispendidos para satisfazer a clientela serão totalmente inúteis, uma vez que não fazem parte da sua cultura interna e poderão comprometer significamente a sua reputação.
4. Partir para ações de Marketing sem o devido planejamento
Alguém certa vez disse que o brasileiro não tem tempo nem dinheiro para planejar, mas tem tempo e dinheiro suficiente para depois que tudo sair errado, arcar com as consequências e correr para providenciar soluções. Um planejamento não garante 100% que tudo o que está no papel será atendimento com 100% de sucesso. Entretanto, o planejamento permite um conhecimento mais claro sobre a própria empresa e sua realidade de mercado e concorrência, além de orientar caminhos e definir formas de atuação e esse conjunto, oferece base para que se chegue de maneira mais adequada aos objetivos, inclusive, mostrando um plano B, caso se faça necessário. Não planejar, por outro lado, é agir “apagando fogo”, sempre sob o poderosos risco do desperdício de recursos financeiros, de energia e pessoal, é como andar no escuro.
5. Falta de preparo tecnológico
Em muito pouco será útil um planejamento de marketing sem que a empresa esteja tecnologicamente preparada para atender às demandas de negócios geradas pelas ações desenvolvidas. Agora, o mais incrível é que há muitas empresas que partem para o desenvolvimento de grandiosos planos de marketing e em alguns casos até os levam a se tornarem efetivos, e os resultados aparecem e são a falência da empresa. Isso nos mostra que é cada vez mais urgente aos gestores de negócios, contemplarem a inclusão tecnológica de suas empresas, desde ter um site profissional até a educação tecnológica dos seus colaboradores, para que enfim, os seus resultados se consolidem em crescimento para os seus negócios. Esse problema poderá ser minimizado com orientação de uma consultoria especializada em soluções digitais, por exemplo, e é salutar que esta contemple um pacote completo de serviço: desenvolvimento web, planejamento e atuação em marketing digital até mesmo, capacitação para as empresas, no contexto tecnológico.
Há ainda outras questões a serem observadas, mas consideramos que no contexto digital, começar a buscar sanar os pecados aqui catalogados, já auxiliará em muito os resultados dos seus negócios.