6 Mentiras sobre Criação de Sites
Muitos empreendedores já se depararam com pelo menos 2 dos mitos (ou mentiras) que vou mencionar ao decorrer deste artigo. Na verdade, essas desculpas não passam de “argumentos” para justificar sua falta de vontade ou medo em criar um site para sua empresa ou negócio. O que acontece é que a maioria das pessoas tiram suas conclusões por conta própria sem ao menos conversar com um profissional de marketing digital ou uma agência. Em outros casos, estes empreendedores têm experiências ruins ou conhecem alguém que já teve, e, por este motivo acabam concluindo negativamente as afirmações que serão mostradas a seguir.
Para ficar mais claro e objetivo, vou explicar e desmistificar cada mentira que pode estar acontecendo em sua cabeça sobre Criação de Sites. São mitos que podem impedir sua empresa de ter melhores resultados. Lembre-se de uma coisa: A internet é livre e democrática, e há espaço para qualquer negócio, independente do tamanho. Os que se dedicam mais terão melhores resultados, obviamente. Então aproveite o espaço em seu segmento de mercado. Descubra neste artigo as 6 principais mentiras sobre Criação de Sites.
1 – Criar site é apenas para grandes empresas. (Mentira)
Essa desculpa é um absurdo! Engana-se quem pensa que só grandes empresas podem ter um site e se destacar. Para que não conhece, nossa empresa nasceu em 2009 quando criamos o site da Detalhar. Neste ano, o único patrimônio que a Detalhar possuía era um Site e um Notebook, apenas. Partimos para o mercado otimizando nosso site e melhorando nosso posicionamento no Google. As pessoas que acessavam nosso site sempre imaginavam que fôssemos uma grande agência de marketing digital, e não sabiam que a coisa era bem mais bagunçada (rsrsrs). Atualmente, em 2017, já temos uma estrutura física e uma equipe com 10 profissionais que trabalham dia após dia desenvolvendo sites para empresas.
Agora vêm a pergunta: Será mesmo que Criar Site é apenas para grandes empresas? Hoje estamos entre as melhores agências de criação de sites no Maranhão, e nossos resultados estão começando a refletir em outros estados. Não paramos por aqui, pois estamos buscando estar entre as melhores do Brasil! Então não se engane. Sua empresa ainda é pequena? Comece o quanto antes a desenvolver o site da sua empresa. Um site irá abrir muitas oportunidades para expandir seu negócio, seja local, estadual, nacional ou internacional.
2 – Os resultados não são imediatos! (Mentira)
Isso depende muito do ponto de vista como você vê a situação. Existem muitas controvérsias neste tópico. Vem as seguintes perguntas antes de tirar as conclusões:
- Você criou um site com qual propósito?
- Além do site, sua empresa está nas redes sociais?
- Você faz algum tipo de marketing ou divulgação do seu site?
- Há quanto tempo seu site está no ar?
- Você publica artigos e notícias no site da sua empresa?
Se a resposta foi negativa para a maioria das perguntas, obviamente os resultados não serão imediatos. Muitos empreendedores se enganam pensando que a coisa funciona de forma simples e desorganizada. Você quer resultados imediatos? É possível. Após seu site estar no ar, anuncie no Adwords e redes sociais para que você tenha tráfego no site e mais chances de vender seu produto ou serviço. Simultaneamente, é interessante que você aplique técnicas de SEO em seu site para que tenham melhores resultados nos buscadores (Google, Bing, etc), e que os resultados das buscas sejam orgânicos, sem que você precise pagar anúncios Adwords futuramente.
É muito importante que você avalie bem as coisas antes de tirar as conclusões. Se você já tem um site, mas não faz a mínima ideia de como fazer para impulsionar seu site nos buscadores, redes sociais, etc, fale com a gente e solicite um orçamento. Se você não sabe fazer, contrate quem entende, mas não deixe sua empresa fora do mercado digital.
3 – Mais tráfego no site é igual a mais dinheiro. (Mentira)
Quem disse que, para ter mais acesso ao site, é preciso mais dinheiro? Costumo falar muito aqui em nosso site sobre a importância de ter um blog e publicar artigos relevantes e otimizados para que um site tenha mais visibilidade nos motores de buscas. Quanto custa? Nada! Na verdade custa apenas tempo, dedicação e compromisso em querer fazer sua empresa ter melhores resultados na internet. Sua grande ferramenta é seu site e blog. Quer tráfego gratuito no site? Escreva, publique!
À medida que você publicar artigos interessantes no site da sua empresa, vá onde seu público está, seja em grupos de Facebook, Fóruns, sites de perguntas e respostas, e compartilhe o link do seu artigo. São vários métodos de gerar tráfego para seu site. Você irá gastar muito dinheiro com tráfego se não aplicar técnicas de SEO adequadamente. Seja inteligente, invista tempo publicando artigos e colha futuramente tráfego gratuito de público interessado em ler seu conteúdo e contratar seus serviços. Não sabe fazer? Contrate quem entende e faça por você.
4 – É preciso atualizar o site todos os dias. (Mentira)
Este é o argumento mais comum quando abordo um potencial cliente e começo a apresentar nossa proposta de criação de site para empresa. O cliente sempre vem com esse argumento para usar como desculpa para não contratar o site: “É preciso atualizar o site todo dia, e não tenho tempo pra isso, pois meu negócio é vender e ganhar dinheiro”.
Na verdade isso não passa de uma mentira, a menos que você tenha um jornal ou revista, que precisa ser atualizado todos os dias (rsrsrs). Nada disso é necessário, costumo dizer para os clientes que atualizem pelo menos 1 vez por semana o site. Escrever e publicar semanalmente já vai trazer um bom resultado para o site da empresa, mas deixar desatualizado por meses vai prejudicar sua reputação e fazer com que os visitantes desconfiem das informações postadas no site. Se for para não atualizar o blog do site com notícias e artigos, é mais interessante remover a página Blog. Atualize seu site semanalmente, é o recomendável.
5 – Para meu site funcionar, preciso entender de tecnologia. (Mentira)
Nada disso! Claro que é importante entender, mas se você não entende, pague alguém que entenda para fazer esta parte. Você sabe fazer pão? Acredito que não, e nem por isso você deixa de comer pão todos os dias, pois você vai à padaria e paga àquele que sabe fazer: o padeiro.
Com criação de site e marketing digital não é diferente. O problema é que muitos empresários e empreendedores querem ter tudo no controle de suas mãos, e isso prejudica seriamente qualquer negócio. Ganhe dinheiro e pague para uma agência ou profissional tomar de conta disso, proporcionando melhores resultados para sua empresa.
Temos clientes que não entendem absolutamente nada sobre internet, tecnologia, informática, etc, e que confiaram a nós a responsabilidade em desenvolver um site profissional para suas empresas e gerar resultados na internet. O que fizemos? Exatamente o que eles pediram. Eles nos pagam para fazer, e nós vamos lá e geramos resultados através de um site de qualidade. Na verdade, as melhores pessoas para fazer este serviço são as que realmente entendem sobre sites e SEO.
6 – Não tenho dinheiro para contratar a Criação de um Site. (Mentira)
Uau! Essa desculpa é absurdamente terrível. Como um empreendedor que deseja resultado e sucesso para sua empresa não consegue reservar um investimento para criar um site para sua empresa? Será que desenvolver site é apenas mais um gasto inútil? Qual sua opinião?
Vejo que muitos empreendedores não dão o mínimo valor para o ambiente online (internet). Pensam que tudo que é online deve, obrigatoriamente, ser gratuito. Em muitos casos, um site traz mais resultados que um ambiente físico. Veja um exemplo abaixo:
Nossa empresa é um caso de sucesso na internet. O site otimizado que desenvolvemos traz muito mais resultados que nossa estrutura física. Por exemplo: Se for perguntar quantos clientes recebemos através da internet todos os meses e comparar com os clientes que batem à nossa porta porque olharam nossa placa no escritório, você levará um susto. Inclusive, na maioria dos meses, nenhum cliente bate à porta porque viu a placa da Detalhar, mas entra em nosso site porque nos encontrou no Google buscando pelas palavras “Empresa de Criação de sites” ou “Desenvolvimento de sites” ou “Empresa de marketing digital”, e etc. Conseguiu entender a diferença?
Então, você acha que realmente investir dinheiro na criação de um site é apenas mais um gasto para a planilha de sua empresa? Espero que sua opinião mude, se você ainda pensa assim.